Marieta Cardoso Doces

11 3676-0066
www.marietacardoso.com
marieta.cardoso@terra.com.br

terça-feira, 1 de maio de 2012

Mudanças de temperatura no outono exigem atenção com a saúde da garganta


A alternância de temperaturas durante o dia, do calor manhã e tarde para o frio durante a noite, o que é comum nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil nesta época do ano, requer um cuidado especial com a saúde. As mudanças térmicas bruscas afetam nosso organismo atingindo várias áreas do corpo, em especial a garganta.

Segundo o Dr. Marcelo M. Hueb, médico otorrinolaringologista e Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, “os chamados ‘choques térmicos’ no corpo, como a permanência por muito tempo em ambientes fechados com ar condicionado e depois se expor em locais quentes, podem desencadear piora da sintomatologia no local”. Para isso, o ideal é hidratar tanto a narina, com soro fisiológico, como por via oral, beber bastante líquido e água. Assim, o corpo cria mais resistência a fim de reduzir a vulnerabilidade do organismo e impedir que agentes desencadeadores da gripe possam afetar a saúde.

“Os maiores causadores das dores de garganta são os vírus da gripe, sendo responsáveis por até 80% dos casos. Ao entrarem no organismo, eles se multiplicam primeiramente no nariz e depois acometem a faringe”, ressalta o especialista. Outros microrganismos importantes são as bactérias, principalmente a Streptococcus pyogenes. Além dos micróbios, fatores ambientais como fumo, ar poluído e seco, poeira e a ingestão de bebidas muito quentes ou alimentos que irritam a região, e o refluxo gástrico podem ocasionar a dor de garganta.

Para o alívio dos sintomas incômodos e indesejáveis resultantes das infecções virais, a indicação é Strepsils, uma solução inovadora para o tratamento da dor e inflamação da garganta. Strepsils é a única pastilha com Flurbiprofeno no Brasil, contendo ações analgésica e antiinflamatória, com alívio em até 15 minutos.

No Brasil, 88% das pessoas tratam os sintomas da dor de garganta, segundo pesquisa realizada em 2009, pela Nielsen em 12 países. Desse percentual, 76% afirmam utilizar um medicamento OTC para combater os sintomas. Porém, nem sempre recorrem a um profissional de saúde e acabam utilizando uma grande quantidade de produtos que, muitas vezes, não tratam a faringite ou causam mais males do que benefícios. Entre eles, estão os demulcentes, como o mel e a própolis - que geram uma sensação de lubrificação da garganta por aumentar a salivação – e os antibióticos, que agem apenas na infecção bacteriana (causa minoritária dos casos) e não na infecção causada por vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário