Marieta Cardoso Doces

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sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tempo médio sem energia cai 22,8% durante último verão no estado de São Paulo


Os indicadores de qualidade do fornecimento de energia elétrica no estado de São Paulo durante o período de chuvas (dezembro de 2011 a março de 2012) apresentaram melhorias consideráveis em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Duração Equivalente por Consumidor (DEC), que estabelece o tempo médio em horas que os consumidores ficaram sem energia, recuou 22,8%. Já a Frequência Equivalente por Consumidor (FEC), que mede o número de vezes que houve interrupção no fornecimento, melhorou 11,6%.

Entre as concessionárias, o melhor desempenho foi da CPFL Piratininga, com um avanço de 43,1% no DEC e 22% no FEC em relação ao verão de 2011. Em seguida vem a EDP Bandeirante, com melhora de 38,1% no DEC e 22,5% no FEC; a Elektro, com 19,7% no DEC e 22% no FEC; e a AES Eletropaulo, com 20% no DEC e 9,2% no FEC. O DEC da CPFL Paulista melhorou 12,3%, mas o FEC piorou 2%.

A melhoria nos indicadores reflete uma série de ações da Secretaria de Energia de São Paulo desde sua recriação em janeiro de 2011. Após a firme atuação da pasta, em parceria com órgãos de defesa do consumidor, todas as distribuidoras realizaram investimentos adicionais em modernização e automação de redes, manutenção preventiva e atendimento de emergência.

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) também sofreu uma ampla reestruturação. A agência recebeu mais repasses para ampliar sua atuação, passou a realizar fiscalizações preventivas e aplicou as maiores multas da história às concessionárias.

Outra ação decisiva para a melhoria dos indicadores foi o Plano Verão 2012. Por meio dele, a Secretaria de Energia de São Paulo avaliou e acompanhou caso a caso todos os planos de contingência para o período chuvoso das distribuidoras que atuam no estado de São Paulo, propondo melhorias e adequações.


Com os investimentos previstos para a área de transmissão de energia e de modernização da rede de distribuição para 2012, a expectativa é de que o desempenho geral no próximo verão seja ainda melhor.

Desempenho Global de Continuidade

A Aneel divulgou no dia 30 de abril o ranking de qualidade de serviço prestado pelas distribuidoras de energia do país entre janeiro e dezembro de 2011 segundo o Desempenho Global de Continuidade (DGC).

O indicador utilizado pela Aneel para o estabelecimento do ranking não representa o desempenho real de cada empresa, e sim o resultado das distribuidoras em relação aos limites individuais definidos pelo próprio regulador.

Nesta avaliação, os valores limites de DEC e FEC são diferentes para cada empresa distribuidora e são consideradas tanto as características da região geoelétrica atendida como o histórico de continuidade do fornecimento. Além do mais, nos valores de DEC e FEC apurados pela Aneel estão expurgados os dias ‘atípicos’ de todas as distribuidoras.

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