Marieta Cardoso Doces

11 3676-0066
www.marietacardoso.com
marieta.cardoso@terra.com.br

sexta-feira, 27 de abril de 2012

SESI-SP homenageia Nelson Rodrigues com Circuito de leituras e debates sobre sua vida e obra

No ano do centenário de nascimento de Nelson Rodrigues (1912-1980), o SESI-SP apresenta de maio a novembro programação de leituras e debates sobre a vida e obra do escritor. A programação integra o projeto Nelson Rodrigues 100 anos e tem a curadoria de Ruy Castro, biógrafo do dramaturgo. A homenagem inclui espetáculos teatrais inéditos, leituras dramáticas, exposição, debates e oficinas. As atividades serão realizadas na capital paulista e em 19 teatros do SESI-SP localizados na Grande São Paulo e no interior do estado. Toda a programação terá entrada gratuita.


A partir desta semana, no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, haverá a leitura dramática de 15 das 17 peças do autor. O texto de estreia - A Mulher sem Pecado - será interpretado pelo ator Marco Ricca nesta quarta-feira (9/5), às 20h30. A obra foi encenada pela primeira vez em 1941 e marcou o início da carreira de Nelson na dramaturgia brasileira. Entre os confirmados para o ciclo de debates do mês de maio estão nomes como Otavio Frias Filho, Nelson Motta, Pedro do Coutto e Arnaldo Niskier. Ainda estão programadas 13 mesas-redondas, cada qual abordando um tema importante na trajetória de Nelson – a censura, a crítica, o futebol, a televisão, o cinema, a psicanálise e vários outros – com a presença de personalidades que conviveram com o autor. Também serão realizadas oficinas de teledramaturgia, crônica esportiva, contos e crônicas e a encenação completa das peças A Falecida e Boca de Ouro, com direção de Marco Antônio Braz, especialista na obra rodrigueana.


Com o projeto, o SESI São Paulo reafirma o seu compromisso com a democratização do acesso à cultura. Há mais de 40 anos a instituição oferece ao público apresentações gratuitas. Atuando efetivamente na formação de público para as diferentes linguagens artísticas, a entidade atende cerca de 2 milhões de espectadores anualmente.


Confira a programação do mês de maio no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
09/05 – Leitura dramática: A Mulher sem Pecado

14/05 – Debate: NELSON PROIBIDO - As batalhas contra a censura

15/05 – Leitura dramática: Perdoa-me Por Me Traíres

16/05 – Debate: NELSON JORNALISTA - O gênio na redação

23/05 – Leitura dramática: A Serpente

30/05 – Debate: NELSON NO FUTEBOL-- O gênio da crônica esportiva


SERVIÇO
Leituras e Debates Nelson Rodrigues 100 anos
Local: Teatro do SESI São Paulo (Av. Paulista, 1.313 - Metrô Trianon-Masp)
Capacidade: 456 lugares
Datas e horários: a partir de 9 de maio (leitura de A Mulher sem Pecado), às 20h30
Entrada: franca
Informações: (11) 3146-7405 / 7406

Nenhum comentário:

Postar um comentário