Marieta Cardoso Doces

11 3676-0066
www.marietacardoso.com
marieta.cardoso@terra.com.br

terça-feira, 24 de abril de 2012

Seminário discute lavagem de dinheiro do tráfico de drogas



O Ministério da Justiça realizará, nos dias 25 e 26 de abril, um seminário sobre lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. O encontro vai reunir autoridades e representantes de instituições que atuam no combate e repressão aos dois tipos de crime para promover trocas de experiências e atuações integradas, já que as práticas criminosas são diretamente associadas. O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Saadi, abrirá os trabalhos às 9 horas desta quarta-feira (25/4).

O seminário contará com quatro painéis. No primeiro dia, serão abordados temas como o panorama da lavagem de dinheiro e do tráfico de drogas no país, além de estudos de casos reais. Já no segundo dia, as exposições trarão a metodologia de investigação de crimes de lavagem de dinheiro oriundo do narcotráfico e, por fim, aspectos processuais, como o bloqueio e perdimento dos bens apreendidos das organizações criminosas. 

Os debates reunirão palestrantes reconhecidos pela forte atuação no combate a esses crimes, como os juízes federais Sérgio Fernando Moro e Odilon de Oliveira, e o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Oslain Campos Santana.

O encontro será promovido pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), órgão da Secretaria Nacional da Justiça do Ministério da Justiça responsável por articular, integrar e propor ações relacionadas ao combate à lavagem de dinheiro, ao crime organizado transnacional, à recuperação de ativos e à cooperação jurídica internacional. O DRCI é também responsável pela Secretaria-Executiva da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), instância que reúne mais de 60 órgãos dos três Poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta e indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de aprimorar o sistema antilavagem e anticorrupção do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário